sexta-feira, junho 30, 2006

RETALHOS - A sabotagem (III)

“- Zé, venha cá depressa” – meio assustado e meio atónito pela forma como ela me chamou, pensei logo que íamos ter chatice.
A primeira frase que me veio à cabeça foi: “calma se’Maria, eu quando vier da guerra caso com a sua filha”.
“- Olhe e veja esta notícia na televisão, parece que há problemas na Força Aérea” – respirei de alívio, afinal, não era por causa da filha, nem pelos nossos devaneios.
Apesar deste alívio momentâneo, fiquei bloqueado não conseguindo entender muito bem o que se passava nem ouvir o que ela dizia e perguntei-lhe:
“ – Diga lá o que se passa, não consegui perceber o que aconteceu” – ela olhou-me com cara de mulher avisada, mostrando-me uma cara que não sendo de tolerância, também não era de recriminação e disse:
“- Espere que vai dar outra vez a notícia, mas parece-me que é coisa grave” – enquanto olhava para a filha, mirando-a e recriminando-a com um olhar penetrante, abanando ligeiramente a cabeça, deixando-a completamente gelada.
Comecei a ficar tenso, pois as notícias sobre a Força Aérea eram graves e eu era um militar no activo, mas “desenfiado” em casa. Foram segundos intermináveis que me deixaram bastante nervoso, até começar o telejornal da RTP do estado: SABOTAGEM NA BASE AÉREA Nº 3 DE TANCOS era a notícia de abertura.
“ – Ai minha Nossa Senhora D’Aparecida!” – dizia a velhota.
Dei um beijo à minha namorada, pela primeira vez em frente da futura sogra, e disse-lhes:
“- Não há-de ser nada, mas eu vou ter que ir já embora. O meu quartel, como era de esperar, também entrou de prevenção e eu estou aqui desenfiado.”

3 comentários:

Anónimo disse...

O viver em sobressalto,viver o instante sem saber o que logo virá,fazia parte dessa hora.
Ligia

Gwendolyn Thompson disse...

É sempre bom estar por aqui, ler o que escreves, e tão bem descreves as situações, com tamanha emoção, que nos transportamos ao momento descrito, e ficamos contigo vivenciando aquela experiência.

beijos

May

Paulo disse...

As guerras..esse "luto" imenso....
Ok

abraço
paulo